terça-feira, 25 de março de 2014

"""" Peniche e as rendas de BILRO """" Peniche é uma cidade pescatória de Portugal que tem ATLIES DE RENDAS BILRO ; MARAVILHOSA RENDA TECIDA POR MÃOS MARAVILHOSAS QUE NOUTRAS HORAS SEGUEM A FAINA DO MAR E DOS HOMENS QUE ALI GANHAM O SEU PÃO """ Peniche é também muito importante pelo seu forte que em tempos passados foi prisão de presos políticos """ Em Peniche, temos pesca , e indústria ligada ao mar ; temos desportos náuticos como o Surf com inúmeros campeonatos da modalidade ; Em Peniche temos a procissão no mar o que é uma autêntica maravilha ; Em Peniche temos as famosas caldeiradas de peixe fresco , e toda a gastronomia ligada ao mar ; Em Peniche temos a maravilha do Cabo Carvoeiro ; Em Peniche temos inúmeras praias como a PAPÔA que é uma maravilha de praia ; PÉNICHE É UMA PENÍNSULA QUE NOS LIGA A TODO O MUNDO , Peniche tem a ILHA DAS BERLENGAS ; PENICHE TEM ALI HÁ PORTA A ILHA DO BALEAL .... VENHAM ATÉ AQUI E NAVEGUEM EM SONHOS SOBRE ESTAS BELÍSSIMAS ÁGUAS ....


                                                                                 PENICHE

                                                                                         






                                                              PENICHE RENDA BILRO
                       
                                                                                   












PENICHE

Renda de bilros

A renda de bilros é realizada sobre uma almofada dura, o rebolo, cilindro de pano grosso, cheio com palha ou algodão, cujas dimensões dependem da dimensão da peça a realizar, coberto exteriormente por um saco de tecido mais fino.

A almofada fica sobre um suporte de madeira, ajustável, de forma a ficar à altura do trabalho da rendilheira.
No rebolo, é colocado um cartão perfurado, o pique, onde se encontra o desenho da renda, feito com pequenos furos.

Nos furos da zona do desenho que está a ser realizada, a rendilheira espeta alfinetes, que desloca à medida que o trabalho progride.

Os fios são manejados por meio de pequenas peças de madeira torneada (ou de outros materiais, como o osso), os bilros.
Almofada de renda de bilros, Peniche.
Uma das extremidades do bilro tem a forma de pêra ou de esfera, conforme a região. O fio está enrolado na outra extremidade.

Os bilros são manejados aos pares pela rendilheira que imprime um movimento rotativo e alternado a cada um, orientando-se pelos alfinetes.

O número de bilros utilizado varia conforme a complexidade do desenho.
Rendeira de bilro(s), Ceará.
Em Portugal a arte da renda de bilros tem especial expressão nas zonas piscatórias do litoral, com maior relevo para Peniche e Vila do Conde, onde esta arte é antiquíssima

Sem comentários:

Enviar um comentário