segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

""" globonautas de Leiria """ Nuno Pedrosa e Joana Oliveira um jovem casal de Leiria dão a meia volta ao mundo de bicicleta """ Neste momento já estão na estrada há cerca de 2 anos cavalgando nas suas bicicletas ""vamos ver a belíssima e grandiosa aventura ....


                                                                                   








Joana e Nuno dão a volta ao mundo de bicicleta ...

Vista apenas na perspetiva física, a viagem que um casal de cicloturistas portugueses realiza desde há dois anos seria o equivalente a percorrer Portugal de Norte a Sul de bicicleta mais de 30 vezes.

Mas Joana Oliveira e Nuno Pedrosa garantem que a vida de quem pedala assim pelo mundo é muito mais: “é do melhor que há”.

Mesmo que implique percorrer 20.095 quilómetros para ir da Nova Zelândia ao Irão, onde se encontram atualmente, e ainda faltem uns bons nove meses para matarem saudades da família e dos amigos em Portugal, apressando um pouco o regresso também por razões económicas, como disseram numa mensagem por escrito enviada ao Pedais.pt.
A. M. N.


Apesar de terem pernoitado 287 vezes na tenda – de acordo com a contabilidade dos dois anos na estrada – uma viagem desta envergadura acarreta custos financeiros. Até agora já desembolsaram 18 mil euros, à média de 12 euros cada um de diária desde que saíram do país dos kiwis- a 12 de janeiro de 2012, o que perfez precisamente dois anos neste domingo.
Durante os 730 dias de viagem cumpridos, 344 dos quais em cima da bicicleta, “pode pedalar-se meio mundo e sentir o mundo a crescer dentro de nós e a agarrar-se às nossas entranhas, abrindo janelas, derrubando preconceitos e amansando medos”, resumem Joana, 34 anos, e Nuno, 40, no blogue onde vão publicando relatos da sua odisseia e onde agora assinalaram o segundo aniversário da partida.

Prestes a entrarem na Europa, depois de atravessarem a Turquia, que se segue ao Irão, os dois cicloturistas contam cruzar a fronteira portuguesa em finais de setembro ou início de outubro próximo, estando ainda por decidir qual o trajeto que irão percorrer de regresso a casa.
Até agora cruzaram 15 países, onde se incluem a vasta Austrália e a populosa e enorme China, a um ritmo que consideram lento, com uma média de 54 quilómetros diários.
Muitas fotografias e muitas imagens tem sido recolhidas para ilustrar o que é possível de um desafio desta dimensão, porque o objetivo não é voltar a pisar a entrada de casa o mais rapidamente possível. Até agora passaram até mais tempo parados (386 dias) do que a viajar (344).

Do que se trata é de “usar um objecto com mecânica tão simples para percorrer quase meio planeta com o esforço das nossas próprias pernas, aproximando-nos do mundo e aproximado-nos sobretudo de nós”.Pedais.pt
a. m. n.

MUITO BELA TAMANHA AVENTURA

Sem comentários:

Enviar um comentário