sábado, 24 de setembro de 2011

CESÁRIA ÉVORA -CANTORA DE MORNA CABO VERDIANA

   A MINHA HOMENAGEM A ESTA GRANDE SENHORA DE CABO VERDE

Cesária Évora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
CERÁRIA ÉVORA
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Cesária Évora
Cesária Évora
2006.03.19.us.ca.SanDiego.cesariaevora01.1.jpg

Cesária Évora, em San Diego, Califórnia, EUA, 19 de Março de 2006
INFORMAÇAO GERAL
NASCIMENTO27 de Agosto de 1941 (69 anos)-NASCIMENTO
ORIGEMMindelo-ORIGEM
PAIS Cabo Verde-PAIS
GênerosMorna, Coladeira-GÊNEROS
PERIODO EM ACTIVIDADE1960 - actual-PERIODO EM ACTIVIDADE
Gravadora(s)Lusafrica
Página oficialPágina oficial

Cesária Évora no Mindelo, sua terra natal.

A casa de Cesária Évora
Cesária Évora (Mindelo, Cabo Verde, 27 de agosto de 1941), também conhecida como «a diva dos pés descalços», é a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana. Apesar de ser sucedida em diversos outros géneros musicais, Cesária Évora é maioritariamente relacionada com a morna, por isso também é por vezes apelido "rainha da morna".

Índice

[esconder]

[editar] História

Cesária Évora nasceu no ano de 1941 na cidade de Mindelo, em Cabo Verde. Tinha mais quatro irmãos. O seu pai Justino da Cruz tocava cavaquinho, violão e violino. Quando jovem foi viver com sua avó, que havia sido educada por freiras, e assim acabou passando por uma experiência que a ensinou a desprezar a moralidade excessivamente severa.
Entre os seus amigos estava B. Leza, o compositor favorito dos cabo-verdianos, que faleceu quando ela tinha apenas sete anos de idade. Desde cedo, Cise, como era conhecida pelos amigos, começou a cantar e a fazer actuações aos domingos na praça principal da sua cidade, acompanhada pelo seu irmão Lela, no saxofone. Mas a sua vida está intrinsecamente ligada ao bairro do Lombo, nas imediações do quartel do exército português, onde cantou com compositores como Gregório Gonçalves. Aos 16 anos, Cesária começou a cantar em bares e hotéis e, com a ajuda de alguns músicos locais, ganhou maior notoriedade em Cabo Verde, sendo proclamada a "Rainha da Morna" pelos seus fãs.
Aos vinte anos foi convidada a trabalhar como cantora para o Congelo - companhia de pesca criada por capital local e português -, recebendo conforme as actuações que fazia. Em 1975, ano em que Cabo Verde adquiriu a independência, Cesária, frustrada por questões pessoais e financeiras, aliados à dificuldade económica e política do jovem país, deixou de cantar para sustentar sua família. Durante este período, que se prolongou por dez anos, Cesária teve de lutar contra o alcoolismo. Igualmente, Cesária chamou a esse período de tempo, os seus Dark Years.
Encorajada por Bana (cantor e empresário cabo-verdiano radicado em Portugal), Cesária Évora voltou a cantar, actuando em Portugal. Em Cabo Verde um francês chamado José da Silva

"" SODADE""

Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Ess caminho
Pa São Tomé
Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau
Si bô 'screvê' me
'M ta 'screvê be
Si bô 'squecê me
'M ta 'squecê be
Até dia
Qui bô voltà
Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau


UMA DAS SUAS MUITO BELAS MORNAS!!!...

ADORO!!!...




Sem comentários:

Enviar um comentário