quarta-feira, 10 de julho de 2013

""" elevador do Carmo também conhecido pelo elevador de Santa Justa ( lisboa ) faz hoje ( 10/Julho/2013 ) ""111 anos "" , foi construido pelo engenheiro estretrural , Raoul Melnier Ppousard . Natural de Lisboa . É UMA OBRA DE ESTILO NEOGÓTICO , TODA A SUA CONSTRUÇÃO É DE FERRO . O ELEVADOR AINDA FUNCIONA MUITO BEM COM OS SEUS ( 111 ANOS ) DE EXISTÊNCIA . UTILIZEM-NO QUE É MUITO BELO ....


                                                                                       



EM CONSTRUÇÃO

NEOGÓTICO

PANORÂMICA HÀ NOITE

PANORÂMICA PARA
CASTELO SÃO JORGE
elevador de Santa Justa ( Lisboa )

O Elevador de Santa Justa, também referido como Elevador do Carmo, localiza-se na cidade de lisboa, no distrito de mesmo nome, em Portugal. Liga a rua do Ouro e a rua do Carmo ao largo do Carmo e constitui-se num dos monumentos mais interessantes da Baixa de Lisboa
.
A bilheteira localiza-se por trás da torre, sob os degraus da rua do Carmo. Os passageiros podem subir ou descer pelo elevador dentro de duas elegantes cabinas de madeira com acessórios de latão.

A estrutura, em estilo neogótico, foi construída na viragem do século XIX para o XX com projeto do engenheiro Raoul Mesnier du Pousard, que também se responsabilizou por outros similares no país.

 Contrariando a afirmação popular, não está comprovada a ligação deste engenheiro a Gustave Eiffel. O que se sabe é que tanto Ponsard quanto o arquitecto francês Louis Reynaud aplicaram nestes elevadores algumas das técnicas e materiais já utilizados em França.

As obras ter-se-ão iniciado em 1898 e a sua inauguração ocorreu a 10 de jUHO de 1902 tendo, à época, sido apelidado de Ascensor Ouro-Carmo. Nos primeiros anos do seu funcionamento era movido a vapor, passando, a  6 de Novembro de 1907 a ser acionado por energia elétrica. A diferença de nível entre o piso da estação inferior (Rua de Santa Justa, na Baixa) e o da superior (Rua do Carmo) é de trinta metros.

Em Junho de 1902 ensaiaram-se máquinas e cabines e no mês seguinte, a 10 de Julho, o elevador inaugurou o serviço público. Nesse dia a chuva e a trovoada abateram-se sobre a cidade, mas nem mesmo assim esfriou o entusiasmo e a curiosidade de quantos quiseram experimentar o novo transporte ou apenas admirar o panorama. Era meio dia quando, sob o olhar atento da multidão, se procedeu à experiência definitiva com as cabines transportando para a estação superior grande número de convidados e de representantes da imprensa. Pouco depois chegava o Secretário Geral do Governo Civil, Dr. Alberto Cardoso de Meneses, para presidir à cerimónia a qual teve lugar de imediato. Nessa ocasião, uma banda instalada no terraço do prédio do Conde de Tomar executou o hino nacional enquanto no ar subiam girândolas de foguetes.

Foi considerada uma obra arrojada à época, atendendo ao desnível vencido, aos materiais utilizados e viadutos construídos, que possibilitaram os acessos à estação superior no Carmo. Atualmente constitui-se numa das estruturas mais visitadas na cidade, não apenas por portugueses mas, essencialmente, por turistasestrangeiros que procuram conhecer ambientes do passado (madeira e latão), processos mecânicos de transporte, e as soberbas vistas do piso superior sobre a cidade de Lisboa.
O dramático incendio do Chiado, que destruiu alguns dos edifícios daquela zona comercial em 1988, não afetou este elevador.

Características

Construído com o emprego do ferro, encontra-se decorado com rendilhados. O alto da torre, acedido por uma estreita escada em caracol, é ocupado por um café com esplêndidas vistas sobre o Rossio, a Baixa de Lisboa, o Castelo de São Jorge na colina oposta, o rio Tejo e as ruínas da Igreja do Convento do Carmo.



Sem comentários:

Enviar um comentário