sábado, 11 de outubro de 2014
""" hidroginastica """ a minha ginástica preferida """ o meu conceito de hidroginástica e como é verdade eu me sentir tão feliz dentro da piscina onde pratico hidroginástica ...
fotos da minha piscina no exercício de hidroginástica...
hidroginástica..
O verdadeiro conceito da modalidade de hidroginástica deve ser entendido com um conjunto de exercícios aquáticos praticados predominantemente na vertical, em deep water (piscina funda) ou em shallow water (piscina com pé, pouco profunda). A água é utilizada como sobrecarga natural, não sendo obrigatório a utilização de música ou de equipamentos adicionais. É importante reforçar o conceito de que esta pratica bastante complexa é muito abrangente, permitindo a sua aplicação para diferentes objectivos e populações, no âmbito da prevenção.
A hidroginástica, pode ser vista como uma actividade que, quando praticada correctamente, consegue atender objectivos alargados no que se refere ao bem-estar geral e melhoria da qualidade de vida dos seus praticantes. Bem-estar este que deve ser entendido como a perfeita interacção entre a saúde física e mental dos indivíduos.
Quais são os benefícios que a hidroginástica pode oferecer aos seus praticantes?
É uma prática que, consoante os métodos e estratégias utilizadas, pode ser adaptada a diferentes objectivos e faixas etárias, destaca-se como principal vantagem o facto de a água ser uma sobrecarga natural. Conforme for utilizada, pode contribuir para o treino das componentes da aptidão física, como a resistência cardiorrespiratória, a força e a flexibilidade ou servir como instrumento para a promoção de relaxamento.
Como funciona?
O impacto articular durante uma aula vai depender da profundidade da piscina, da composição corporal de cada indivíduo. Mas, fundamentalmente, da técnica de realização dos exercícios utilizada. As articulações ficam completamente envoltas pela água, permitindo a realização de um trabalho completo, no que se refere aos planos e aos ângulos de movimento.
Isto pode contribuir para a melhoria da funcionalidade dos seus praticantes reportada em vários estudos de foro científico.
Como tirar proveito da hidroginástica?
Para usufruir dos benefícios que o exercício aquático pode oferecer é fundamental "saber usar a água", de modo que as suas propriedades sejam exploradas na sua plenitude e despoletem os efeitos desejados. A grande desvantagem de se fazer exercício na água é a subjectividade do seu trabalho. É difícil controlar a qualidade da execução técnica e da intensidade do exercício. Se o aluno não souber como fazer força na água, esta não oferecerá resistência suficiente para promover estímulos no organismo. Por outras palavras, não basta estar na água, é preciso aprender utilizá-la.
De que forma se pode "usar" a água?
O "conceito de saber usar a água" tem como pré-requisito ter adaptação aquática o suficiente para não sentir medo da água ou de levantar os pés do chão, sentindo-se à vontade para executar correctamente os exercício e tirar maior proveito desta prática. A instabilidade promovida pela água em movimento e pela própria acção da força de flutuação fazem com que o praticante perca facilmente o controlo do seu corpo, adoptando posturas indesejadas.
Este desalinhamento corporal deve ser contrariado através de um constante incentivo por parte do professor, a fornecer orientações aos alunos para manter os ombros longe das orelhas (depressão dos ombros), apoiar toda a planta dos pés no chão e manter o abdómen contraído ("barriga apertada") de modo a não comprometer a saúde da coluna.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário